Para pensar sobre educação na igreja 1

Existe um movimento de infiltração de ideias mundanas na igreja pela educação religiosa. Entendemos que tal ação não possui utilidade para a igreja e sim para os anticristos, mas que a relativa ignorância da igreja quanto aos discursos políticos revestidos de pedagogia justifica apresentar a pastores e liderança das igrejas um subsidio para melhor entendimento dos discursos de alguns educadores religiosos. Este discurso pode estar eivado de ideologia e teorias que não condizem com a realidade da igreja de Cristo.Esta resenha faz parte de uma série sobre educação. Abordaremos autores acadêmicos mesmo sem concordar com eles em questões fundamentais. O objetivo é deixar a igreja inteirada de onde vêm ideias que assomam a educação religiosa na atualidade. É um alerta para todos os cristãos tomarem cuidado.No corpo da resenha procuramos ser o mais fieis ao pensamento do autor, sem emitir…

Unanimidade batista é politicamente correto?

Imagem (27)Tem alguns lideres batistas defendendo uma coisa meio esquisita. Meio é até elogio, é antibíblica e anticristã com base no marxismo. Espero que estejam fazendo isso só de bobice teológica e não de caso pensado. O problema é a tal da “unanimidade batista”. Os líderes que defendem isso são bons políticos denominacionais, mas como teólogos ainda não dá para avaliar.

Alguns batem no peito que tem “trocentos” anos de pastorado e isso lhes dá autoridade para falar. Ora, essa é uma das mais antigas das falácias é o apelo à autoridade. Se tempo de pastorado desse direito a alguém para sugerir ideias constrárias à doutrina batista, então tais sujeitos seriam em sua mentalidade maiores que Jesus. Nosso Senhor Jesus Cristo teve apenas 3 anos de ministério terreno. A maioria dos apóstolos, pais apostólicos e pós apostólicos também teve muito menos…

O Amor e a Ideologia no conflito Israel – Palestina

palestinoUm dia, há muito tempo, dei o braço a torcer. Ouvi o testemunho de um missionário evangélico palestino, que ama tanto Israel quanto a Palestina, sofre pelos ataques de uns e pela tortura e perseguição de outros mas é firme na pregação do evangelho. Durante o testemunho ficou claro para mim que a culpa do que ocorre na Palestina é ideológia vinculada a uma religião de ódio. Ficou mais claro ainda que só Cristo pode transformar aqueles povos. O instrumento de transformação é única e exclusivamente a fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não posso dar detalhes do testemunho, pois é perigoso para o missionário, mas com certeza não vejo tanta fé pelo amor ao evangelho em nosso Brasil. É fantástico o poder de Deus que transforma alguém que poderia ser um terrorista cheio de ódio em…

Evolucionismo é ciência?

dinoNo princípio criou Deus os céus e a terra, a terra era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1.1-2

A Bíblia é clara ao dizer que Deus criou todas as coisas. Deus criou cada animal segundo sua espécie sem evolução. Não é racionalmente possível harmonizar evolução e criação. Ambas são visões religiosas. O evolucionismo vem desde a antigüidade. Parte da premissa que um deus indiferente criou o mundo e o deixou à própria sorte. Darwim só veio muito depois. Darwin não criou o evolucionismo apenas criou uma explicação para a evolução que seria a seleção natural.

Ao mesmo tempo muitos vem na natureza um desígnio inteligente. Do ponto de vista científico é impossível definir este desígnio , mas o cientista consciente confirma…

Como criar o hábito de ler a Bíblia?

leitorÉ uma pergunta muito comum entre os crentes “como criar o hábito de ler a Bíblia?”. Fazer essa pergunta já implica num reconhecimento da importância das Escrituras e isso é bom. Existem alguns conselhos sobre leitura bíblica, vamos elencar alguns. Vou escrever em formato de lista para facilitar a compreensão mas nada é tão “listado” assim na vida espiritual.

  1. Crie o hábito de orar. Orar está intimamente ligado à leitura bíblica. Na oração falamos com Deus, na leitura bíblica Deus fala conosco. É necessário que exista um diálogo espiritual, para isso precisamos orar sem cessar.
  2. Ore antes e depois de ler a Bíblia pois Deus abrirá sua mente para a Palavra Dele.
  3. Para leitura bíblica prefiro versões mais clássicas como a Almeida Revista e Corrigida, entretanto, se você está começando existem versões literárias que facilitam a criação do hábito de…

Como um cristão deve escolher em quem votar?

candidato
Aproveitando um post do Julio Severo, pensei em iniciar um manual sobre as caracteristicas do candidato que merece o voto cristão. Muitos aparecem desejando nosso voto ao se aproximarem as eleições. Existem até falsos crentes que aproveitam o momento.

É crucial focarmos nosso voto no legislativo. O executivo funciona como uma novela. O horário eleitoral ocorre durante as novelas. O povo brasileiro está acostumado com o mesmo estímulo mental na hora da novela. Durante anos a fio o povo recebe o estímulo de que o mocinho sofre e que deve odiar o bandido. É o discurso da vitimação. Isso já é um padrão mental consolidado, assim como a novela consolidou o padrão mental do divórcio consolida o padrão mental favorável à campanha eleitoral.

Devemos tomar cuidado quando um candidato parece vítima e o outro parece bandido. Esse é…

O fim do mundo está próximo. E agora?

imageOcorre uma coisa terrível com os crentes da atualidade: omissão. Já se torna nojento ouvir o discurso politicamente correto de alguns crentes que dizem “está escrito nas profecias, ora e deixa para lá”. Isso é interpretação bíblica feita pelo próprio Diabo. Jesus nunca ensinou isso.

O mestre ensinou que não somos do mundo, mas estamos nele. Estar no mundo como cristãos não implica em omissão. É necessário ser sal e luz e neste mundo. Ser sal e luz não é moleza. Ser politicamente correto é moleza.

Tem crente que apóia por omissão a destruição da família, o aborto, o tráfico de drogas, a prostituição, a corrupção e toda sorte de maldades. Simplesmente se omitem dizendo “está escrito não adianta fazer nada”. Ora, se um aviso não servisse para nada então não seria necessário avisar. As Escrituras avisam sobre o mal…

A deturpação da educação é uma arma contra o cristianismo?

fidelVocê já observou como a educação está mudada? Não me refiro nem aos métodos de aquisição cognitiva, me refiro a educação como formação de uma pessoa íntegra. A educação no Brasil está cada vez mais abandonando a integridade, especialmente a integridade cristã.

Parece que é uma teoria da conspiração, alguns acham que somos exagerados e que nada será “tão ruim assim”. É a turma do deixa disso, que se acomoda aos padrões mundanos que aceita a corrupção como normal simplesmente porque “todo mundo faz”.

A corrupção da educação começa com o principio de socialização obrigatória. O governo impõe que a criança tem que se socializar, mas do jeito deles. Ninguém tem que socializar de forma obrigatória. Um exemplo é o tal do trabalho de grupo. Professores despreparados separam amigos e juntam grupos sem identificação para simplesmente “socializar o alunado”. Sem…

Como as novelas enganam o povo?

casaltristeEstou estudando alguns textos sobre escrita de roteiros. É para uma oficina básica no acampamento da igreja. Lendo a poética de Aristóteles deparei-me com uma receita milenar sobre como dizer algo falso. No mínimo, algo muito atual com a engenharia social das novelas brasileiras.

Cabe ressaltar que falso para Aristóteles não era uma mentira, mas algo exagerado, algo que só fosse possível na poesia. Entretanto, tal técnica serve até os dias de hoje, inclusive para distorcer a verdade conforme a prática dos novelistas anticristãos.

Já está comprovado que nas regiões onde as novelas da TV atingem maior audiência ocorrem mais divórcios. Isso é engenharia social, mas como fazem isso? Aristótele nos dá uma pista.

Para o filósofo grego o homem pensa em paralelos. Digamos que mostre duas situações onde o resultado seja sempre o mesmo. Uma situação é falsa, a…

Como acabar com brigas?

Imagem (30)Briga é coisa que todo mundo sabe quando e como começa, mas não sabe como acaba. Às vezes nos vemos em brigas em diferentes situações, no trabalho, na internet, em casa, na escola e por aí vai. Logo percebemos que começou uma briga e tentamos apaziguar o mais exaltado. O que acontece então? Ficam ressentimentos. Por quê? Por que agimos errado. Veja o texto bíblico de provérbios 22.10:

“Se há brigas num grupo, mande embora o zombador, e as brigas e os problemas acabarão imediatamente”

O que costumamos fazer é mandar embora os exaltados e não os zombadores. Os zombadores, via de regra, continuam no grupo alimentando mais ressentimento. Os zombadores são vistos até como camaradas! Todavia eles são a razão de todas as brigas.

Zombadores gostam de jogar a chacota e se esconder na multidão. Típico de conversa de…